sábado, 12 de fevereiro de 2011

OLHA A DISCIPLINA

OLHA A DISCPLINA

Babalorixá e Iyalorixá, Doté e Donés, Tatas e mametus, Padrinhos e Madrinhas:
Precisamos urgentemente dar nossa contribuição a moralização e ordem em nossos Templos. Para se organizar uma obrigação ou festa no TEMPLO muitos filhos são envolvidos para que tudo saia perfeitinho, onde o Baba e a Yá pedem aplicação aos filhos na disciplina e organização, saberem receber as visitas, acomodá-las etc. Mas nos bastidores estão abusando de nossa educação e acolhimento, entrando em nossas rodas de santo (XIRÊ) com roupas impróprias e muitas vezes em estado incompatível p/ o momento.
Por estarem em algumas situações acompanhados de pessoas de nome e amigas de nosso templo, as vezes deixamos passar para não ofender amizades importantes. Estamos apelando para o bom senso de cada um que comecem a coibir qualquer forma de abuso dessa natureza. Nós estamos sempre cobrando de nossas filhas zelo pelos AXÓS engomados, roupas branquinhas e panos de ORI bem amarrado e muitas vezes aceitamos as pessoas de qualquer jeito em nosso TEMPLO. Onde se viu a pessoa entrar na Roda de Xire e querer ser o Coreografo do DIVINO, do Sagrado que está alí para mostrar sua origem, mostrar sua beleza natural. Como os caras de PAU não estão nem ai, façamos nossa parte. Que saudade do tempo que uma Iyá ou uma Ekedji, Mameto ou makota iam com o adjá a frente do Orixá, N´Inkici, Vodun e era muito bonito. Até hoje se vê isso mas nas casas tradicionais, sito uma de referencia as demais, IYá Sabé do PossuBetá.
TEM UM DITADO BEM SIMPLES QUE NOSSOS MAIS VELHOS QUE CAIU DA MODA, ONDE DIZIAM SEMPRE: Você tem Humbê? Não ? Então espera seu tempo chegar e cumpra com sua responsabilidade de IAÔ, MUZENZA que assim agindo um dia poderá ditar sua historia, poderá até ser convidado a estar numa RODA GRANDE e compartilhar com a alegria do TEMPLO em festejar a divindade de referencia daquele momento esperado.
Essas palavras simples são de quem esta indignado com essa realidade cruel que acaba perturbando nossa beleza natural e dando ênfase a DISCRIMINAÇÃO e Intolerância dentro de nossas comunidades. Olha a disciplina !!!!!
Axé Axé Axé........

Babalorixá Walter de Odé Nitá/ Agbo Ile Asé Ómó Odé Nitá / FIUTCAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário